
Para pequenas empresas que estão postando em informatização e querem reduzir custos, uma boa alternativa é comprar equipamentos usados ou recondicionados de grandes marcas. Além do preço reduzido, produtos de segunda mão tem garantia e suporte, que variam de acordo com a loja que os comercializa. Podem ser classificados em usados ou recondicionados.
Produtos usados realmente foram usados, por meses ou até anos, e estão funcionando. Quem usou geralmente troca para se modernizar, e as máquinas são vendidas do jeito que estão, com uma garantia relativamente curta. Os produtos recondicionados são aqueles que por alguma razão voltaram ao fabricante (o cliente não gostou, não funcionou, etc.), são consertados por ele e vendidos por preço abaixo dos novos, com garantia maior.
O mercado tem bastante espaço para peças seminovas e em bom funcionamento, em geral retiradas de computadores que não tinham mais como serem consertados. HDs, placas gráficas, drives ópticos, impressoras, nobreaks, todos com boa diferença de preço. É possível achar um monitor usado a partir de R$ 100, enquanto um novo custa no mínimo R$ 300. A IBM, por exemplo, tem uma pagiana de internet que é exclusiva para anunciar seus equipamentos usados.
O maior problema desse ramo é que muitos não depositam confiança em produtos usados ou recondicionados, e acham que não vale a pena o risco. Você apostaria nessa saída?
Nenhum comentário:
Postar um comentário